segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

mudras

Você já ouviu falar em Mudras? Esse termo faz parte da sabedoria Oriental, que propõe-se a estudar a interação do corpo, conhecido como microcosmo, com o Universo, conhecido como macrocosmo.
O pensamento Oriental incita que a interação harmônica entre estes dois pontos gera o que chamamos de harmonia de sintonização, que permite uma vida plena e consciente ao homem no planeta.

Mudra

O Yoga, prática meditativa física e mental de origem no Oriente, e a Ayurveda, ciência média tradicional da Índia, propõem que as mãos podem ser moldadas em certas posições, os Mudras, os quais são capazes de criar canais de interação entre corpo, mente e universo, e gerar a cura do ser.
As duas correntes orientais estudam o corpo humano através dos 5 elementos da Terra: a água, o fogo, a terra, o ar e o espaço. Eles seriam manifestados de diferentes maneiras em nosso corpo, e a consciência e manejo das funções fisiológicas, de acordo com o Universo e seus componentes, podem gerar efeitos práticos no homem, como a cura de doenças.
Assim como o Yoga, a prática dos Mudras leva um certo período de aprendizado e evolui ao longo do tempo. Quando o praticante vai descobrindo o funcionamento das partes de seu corpo e o benefício possível por esse exercício, passa a ter saúde mais plena e controlada.


Como funciona

Quando se trata do posicionamento das mãos, são considerados alguns pontos de divisão dos elementos principais pelos dedos. O dedo indicador representa o ar, o dedo médio o espaço, o anular representa a terra, o mínimo a água e o polegar o fogo.
As posições podem ser executadas durante a prática de Yoga e meditação ou simplesmente no dia a dia, a fim de beneficiar as funções biológicas do corpo humano.

Existes varios tipos de mudras, mais vamos começar pelos  mais simples de fazer e gradativamente vamos nos aprofundando neste universo dos mudras ok? 
 Entao vamos falar  hoje sobre


  Añjali  Mudra

Añjali mudrá é o gesto de saudação. Se faz unindo as palmas das mãos frente ao peito, com os dedos para cima e os antebraços horizontais.

Añjali significa saudar, elevar, invocar, trazer, cultivar. Transmite sentimentos positivos, cordialidade e boas intenções. Na Índia, este gesto equivale ao nosso aperto de mãos. Nas práticas de Yoga é usado para fazer a saudação inicial e a final. Unindo as palmas das mãos, se colocam em contato seus respectivos chakras, potencializando a energia que será transmitida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário