sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020


 Olá pessoal hoje vamos falar sobre o

Kali mudra:

O Kali Mudra é praticado nas Seqüências de Yoga Restaurativas ou Terapia de Yoga para curar sintomas relacionados à ansiedade, depressão ou insônia. O aspecto mais importante da prática do Kali mudra é que ele encoraja a positividade no corpo, ao mesmo tempo em que limpa os bloqueios no sushumna nadi (canal), reduzindo assim as tensões e as distrações. Este mudra também é conhecido como , um gesto de derramar e soltar. É praticado principalmente como parte da meditação ou pranayama, mas também pode ser adotado nas práticas do asana. Em Kali Mudra, todos os dedos, exceto os indicadores, se entrelaçam, com as palmas voltadas uma para a outra e, enquanto os dedos se entrelaçam, o polegar esquerdo repousa sobre o polegar direito.
Esse mudra trás  poder e força ao praticante. 

Namastê 🙏

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Garuda mudra

 Os mudras, principalmente na cultura indiana, são posições realizadas pela mão para a prática do yoga. Eles são muito importantes pois ajudam os nossos corpos a canalizarem as energias e condensar a positividade em nossos chakras.
Hoje iremos falar do Garuda Mudra, um mudra muito importante para a prática do yoga que, de pouco em pouco, está adentrando na sociedade ocidental,

GARUDA MUDRA: POSIÇÃO E SIGNIFICADO

O garuda mudra é uma posição de mãos onde as duas mãos se tocam pelos dedões, que se entrelaçam. Esse entrelaçamento é o processo que cria a pomba, famoso símbolo da paz.   Além de relaxar todo o nosso corpo, durante a prática, o garuda mudra limpa a nossa mente de toda impureza, nos mostrando um caminho de mansidão e de espiritualidade elevada. 
A posição do garuda mudra também nos revela  o equilíbrio, Quando colocamos as nossas mãos direita e esquerda em conexão, conectamos os dois pontos de contatos de cada hemisfério do corpo. E, neste laço, os dedões são os mantedores. Mesmo na acupuntura, os dedões já são conhecidos como os membros diretos que levam à mente.
Este equilíbrio criado no mudra ajuda para que um estado de graça e alta espiritualidade seja trabalhado neste momento de tranquilidade.🙏

Namastê 🧘🏻‍♀️💕





garudasana (postura da águia)

. Benefícios da postura 

Melhora o equilíbrio e a coordenação, fortalece as coxas, joelhos e tornozelos, ajuda a evitar cãibras, melhora a circulação sanguínea nas pernas.

#seueuemharmonia 🧘🏻‍♀️💕


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

bhairava mudra

BENEFÍCIOS do mudra bhairava: 

Harmoniza os hemisférios direito e esquerdo do cérebro Unifica todos os opostos. Usado para a meditação, pois traz uma sensação de   equilíbrio interior. 



terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Natarajasana

postura de Shiva conhecida como Natarajasana, a postura do Rei Dançarino, é praticada no Yoga 🧘🏻‍♀ Essa postura é uma das mais conhecidas, graças ao seu poderoso significado espiritual, além dos benefícios que traz para o corpo e para a mente.

Significado

 O nome Natarajasana significa a “posição do rei que dança”. É uma junção de termos hindus: asana significa postura – por isso todas as posturas do Yoga possuem “asana” na composição de seus nomes. Nata significa “dançarino” e raja quer dizer “rei”. 
A natarajasana foi criada por Shiva.

Benefícios deste ássana:

- Atua alongando os músculos das pernas. Fortalece as pernas e tornozelos.

- Favorece abertura toráxica. Estica os ombros e peito.

- Tonifica os órgãos de reprodução e abdominais. Estica a coxas, virilha e abdômen.

- Melhora o equilíbrio.

- Aumenta a concentração.

- Deixa a mente tranquila e traz paz ao coração.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

jnana mudra

Jnana é um dos mudras mais conhecidos no ocidente, clássico do iogue, e significa conhecimento, em sânscrito. É um gesto simbólico feito com as mãos, em que o dedo indicador, simbolizando o ego, curva-se em direção ao dedo polegar, simbolizando a consciência livre de ego, essência em si mesma, parte integrante da consciência suprema ou cósmica, objetivando atenuar o sentimento de individualização/separação egóica.  É muito utilizado no Yoga na pratica de ásanas, pranayamas (exercícios respiratórios) e na meditação, a fim de manter o prana (energia vital) circulando pelo corpo e evitando que se dissipe completamente. Conecta, ainda, os pólos positivo e negativo (representados pelos dedos indicador e polegar de cada mão), permitindo a passagem de uma corrente de energia vital com baixa amperagem. Apoiados sobre os chakras dos joelhos, que são secundários e responsáveis pelas relações de aprendizagem e ensino, potencializam a flexibilidade em lidar com grandes quantidades de energia.

Este, portanto, é o Mudra da sabedoria:

mudras

Você já ouviu falar em Mudras? Esse termo faz parte da sabedoria Oriental, que propõe-se a estudar a interação do corpo, conhecido como microcosmo, com o Universo, conhecido como macrocosmo.
O pensamento Oriental incita que a interação harmônica entre estes dois pontos gera o que chamamos de harmonia de sintonização, que permite uma vida plena e consciente ao homem no planeta.

Mudra

O Yoga, prática meditativa física e mental de origem no Oriente, e a Ayurveda, ciência média tradicional da Índia, propõem que as mãos podem ser moldadas em certas posições, os Mudras, os quais são capazes de criar canais de interação entre corpo, mente e universo, e gerar a cura do ser.
As duas correntes orientais estudam o corpo humano através dos 5 elementos da Terra: a água, o fogo, a terra, o ar e o espaço. Eles seriam manifestados de diferentes maneiras em nosso corpo, e a consciência e manejo das funções fisiológicas, de acordo com o Universo e seus componentes, podem gerar efeitos práticos no homem, como a cura de doenças.
Assim como o Yoga, a prática dos Mudras leva um certo período de aprendizado e evolui ao longo do tempo. Quando o praticante vai descobrindo o funcionamento das partes de seu corpo e o benefício possível por esse exercício, passa a ter saúde mais plena e controlada.


Como funciona

Quando se trata do posicionamento das mãos, são considerados alguns pontos de divisão dos elementos principais pelos dedos. O dedo indicador representa o ar, o dedo médio o espaço, o anular representa a terra, o mínimo a água e o polegar o fogo.
As posições podem ser executadas durante a prática de Yoga e meditação ou simplesmente no dia a dia, a fim de beneficiar as funções biológicas do corpo humano.

Existes varios tipos de mudras, mais vamos começar pelos  mais simples de fazer e gradativamente vamos nos aprofundando neste universo dos mudras ok? 
 Entao vamos falar  hoje sobre


  Añjali  Mudra

Añjali mudrá é o gesto de saudação. Se faz unindo as palmas das mãos frente ao peito, com os dedos para cima e os antebraços horizontais.

Añjali significa saudar, elevar, invocar, trazer, cultivar. Transmite sentimentos positivos, cordialidade e boas intenções. Na Índia, este gesto equivale ao nosso aperto de mãos. Nas práticas de Yoga é usado para fazer a saudação inicial e a final. Unindo as palmas das mãos, se colocam em contato seus respectivos chakras, potencializando a energia que será transmitida.


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

prática

melhorando a cada dia

Não sou hoje, o que fui ontem. Não serei amanhã, o que sou hoje. Da perfeição, não passo nem perto, mas tento ser melhor a cada amanhecer e quiçá, daqui a alguns muitos trilhões de anos..., pensando bem, ainda será pouco..😄. Verdadeira sou sempre. Eu sou o que sinto, o que penso e o que acredito. Sou emoção , razão, sou corpo, sou espírito, Sou natureza, água, fogo, ar, terra, Universo. Um Universo de possibilidades..."

#seueuemharmonia 🧘🏻‍♀️💕

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

respiração alternada

Nadi Sodhana, ou simplesmente Respiração Alternada é como se chama esta técnica respiratória (pranayama) do Yoga

Mas calma… Não se assuste com esses nomes.  Após o domínio deste exercício respiratório, você verá como a sua execução acontece de forma natural , com benefícios que vão além da redução do stress. Na verdade, sua ação se estende muito pois purifica os canais de energia (nadis), estabiliza a mente, prepara para a meditação, equilibra funções cardio respiratórias, melhora a insônia e a fadiga mental.

Experimente e veja por você mesmo observando-se antes e depois da prática.

Para começar, sente-se em uma postura firme, mas agradável, assim poderá permanecer sem desconforto nos joelhos dobrados. É essencial manter a coluna ereta . O yoga contempla várias posturas meditativas, então se conhece, adote uma.  Algumas sugestões: Padmãsana, Siddhásana, Sukhasana.

Agora, inicia a respiração:

1- Fechando a narina direita com  o polegar, inale o ar pela narina esquerda;
2- Fechando a narina esquerda com o dedo anular e liberando a narina direita para expirar, exale pela narina direita;
3- Mantendo a narina esquerda bloqueada, inale o ar pela mesma narina (direita);
4- Fechando a narina direita com o dedo anular e liberando a narina esquerda para espirar, exale pela narina esquerda.

Recomece o passo 1,2,3,4. Repita algumas séries.

Dicas:

  • Comece por um período de 2 minutos e vá aumentando conforme se tornar mais confortável.
  • Inicie e termine este respiratório sempre pela narina esquerda.
  • Só troque de narina com pulmões cheios (de ar).

Quando começamos a aprender, é melhor não impor ritmos ou pausas. Mas após domínio da técnica, você poderá reter o fôlego ao respirar. Veja abaixo, sempre observando seus limites:

1- Inale o ar pela narina esquerda (em 4 segundos)
2- Retenha o fôlego (em 8 segundos) ou (em 16 segundos)
3- Exale pela narina direita (em 8 segundos)
4- Inale o ar pela mesma narina (direita, em 4 segundos)
5- Retenha o fôlego (em 8 segundos) ou (em 16 segundos)
6- Exale pela narina esquerda (em 8 segundos)

Recomece o passo 1,2,3,4, 5,6. Repita algumas séries.

Nadi = canais de energia
Sodhana = purificação


Namastê 🧘🏻‍♀️

#seueuemharmonia 🧘🏻‍♀️💕