terça-feira, 28 de janeiro de 2020

xícara de café ☕

Você está segurando uma xícara de café quando alguém chega e balança seu braço, fazendo com que derrame o café por todo lado.

Por que você derramou o café?

“Bem, porque alguém encostou em mim, é claro!”

Resposta errada.

Você derramou o café porque o café estava na xícara.

Se dentro houvesse chá, você teria derramado chá.

O que quer que esteja dentro da xícara é o que será derramado.

Portanto, quando a vida chega e balança você (algo que com certeza irá acontecer), seja o que for que esteja dentro de você irá sair.

É fácil fingir até que você seja chacoalhado.

Então temos de perguntar a nós mesmos… O que há dentro da minha xícara?

Quando a vida fica difícil, o que derrama?

Alegria, gratidão, paz e humildade?

Ou fúria, amargura, palavras e ações duras?

Você escolhe! 

(Texto baseado na Sabedoria dos Rabinos)


Namastê 

#seueuemharmonia 🧘🏻‍♀️💕

domingo, 26 de janeiro de 2020

incenso

O Significado dos Incensos

A palavra Incenso tem origem no

latim (“incendere” que significa queimar ou “incensum” que significa aquilo que queima).

Por milênios nossos ancestrais usaram as ervas para criar uma grande estrutura de substâncias “mágicas” que hoje tem seus poderes sendo reconhecidos até pela ciência. Cascas de árvores e madeiras aromatizadas eram jogadas no carvão em brasa para liberar suas essências e poderes. Os povos primitivos estabeleciam contato com o divino através da fumaça oriunda da queima de ervas e madeiras aromáticas que se elevavam até os céus.

Um composto de plantas, resinas aromáticas, carvão vegetal, massala, madeiras aromáticas, óleos essenciais e/ou óleos concentrados aromáticos são os protagonistas da composição de um incenso de qualidade, que, ao ser queimado espalha sua fumaça branca carregada da energia peculiar de cada planta, que muitas vezes atuam como uma medicina que vem pelo ar.

A queima do incenso significa a transformação da matéria (carvão e ervas) em espírito (aroma). O elemento fogo é o maior símbolo de transformação que existe e está presente na queima do Incenso. O carvão e as plantas representam a união dos reinos mineral e vegetal, que são transformados pela ação do fogo em fumaça branca aromatizada. O significado da fumaça do Incenso é o elemento espiritual etéreo ou o plano fino espiritual que está no ar, por onde todas as energias, pensamentos e informações espirituais transitam para chegar em seus devidos lugares.

O Incenso também é um símbolo de desapego e purificação nas tradições orientais.

sábado, 25 de janeiro de 2020

Tapete de yôga

Olá  pessoal 🎉🧘🏻‍♀️

Hoje vamos aprender  um pouco a importância de termos o nosso próprio mat de yôga 🧘🏻‍♀️

Muitos espaço  de Yoga disponibilizam mats para seus alunos. Se for sua primeira aula, ok, isso será uma super comodidade, mas se você quiser trilhar este caminho e se tornar um yogin, uma yogini, invista em ter seu próprio tapete de yoga.

Ter o seu próprio tapete é importante para o praticante. Permite que aquele seja seu espaço, seu pedaço de introversão e autoconhecimento. Que está sempre ao alcance para manter sua disciplina e rotina prática em casa ou em viagem.  Previne também a troca indesejável de bactérias, fungos e suor de outros praticantes. Pode também ser de lembrete, mesmo pendurado num canto da sala, onde sua simples visão pode lembrar ideias, ensinamentos ou insights recebidos em aula, de modo que o Yoga esteja sempre presente na vida diária.🧘‍♀️🎉🙏

Namastê 🧘🏻‍♀️💕

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Pensar sem transgredir🧘‍♀️🙏

Pensar é Transgredir
Lya Luft
Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos, para não morrermos soterrados na poesia da banalidade, embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.
Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo. Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência : isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante : "Parar pra pensar, nem pensar !"
O problema é que quando menos se espera ele chega, o sorrateiro pensamento que nos faz parar. Pode ser no meio do shopping, no trânsito, na frente da tevê ou do computador. Simplesmente escovando os dentes. Na lamúria, da hesitação e da resignação.
Sem ter programado, a gente pára pra pensar. Pode ser um susto: como espiar de um berçário confortável para um corredor com mil possibilidades. Cada porta, uma escolha. Muitas vão se abrir para um nada ou para algum absurdo. Outras, para um jardim de promessas. Alguma, para a noite além da cerca. Hora de tirar os disfarces, aposentar as máscaras e reavaliar : reavaliar-se .
Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem do superficial que nos pressiona tanto. Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores. E com as obrigações também, é claro, pois não temos sempre cinco anos de idade, quando a prioridade absoluta é dormir abraçado no urso de pelúcia e prosseguir no sono, o sonho que afinal nessa idade ainda é a vida.
Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar. Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo. Se nos escondemos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos. Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem.
Viver, como talvez morrer, é recriar-se : a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada.
Parece fácil: "escrever a respeito das coisas é fácil", já me disseram. Eu sei. Mas não é preciso realizar nada espetacular, nem desejar nada excepcional. Não é preciso nem mesmo ser brilhante, importante, admirado. Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.
Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.

texto :Paramahansa yogananda

Vocês todos são deuses, só precisam se dar conta disto. Por trás da onda da consciência está o mar da presença de Deus. Olhem para dentro. Não se concentrem na pequena onda do corpo, com suas fraquezas; olhem além disso. Fechem os olhos e verão a vasta onipresença diante de vocês, em todos os lados. Vocês estão no centro desta esfera e quando elevam a consciência acima do corpo e das experiências físicas, encontram a esfera preenchida com a grande alegria e bem-aventurança que ilumina as estrelas e dá vida aos ventos e às tempestades. Deus é a fonte de todas as nossas alegrias e de todas as manifestações da natureza. (…)

Desperte da sombra da ignorância. Você fechou os olhos no sono da ilusão. Desperte! Abra os olhos e contemple a glória de Deus – a vasta paisagem da luz de Deus que se derrama por todas as coisas. Eu lhe digo para ser um realista divino, pois em Deus você encontra a resposta a todas as perguntas.

prática yoga espaço seu eu em harmonia 💕🧘‍♀️

texto Paramahansa yogananda

Deus é a Fonte da saúde, da prosperidade, da sabedoria e da alegria eterna. A vida é plena quando entramos em contato com Deus. Sem Ele a vida é incompleta. Dê atenção ao Poder Supremo que lhe dá vida, força e sabedoria. Ore para que a verdade flua incessantemente em sua mente; para que a força flua incessanentemente em seu corpo e para que a alegria flua incessantemente em sua alma. Logo atrás da escuridão dos olhos fechados estão as maravilhosas forças do universo, todos os grandes santos e a imensidão do Infinito. Medite – você perceberá a Verdade Absoluta e Onipresente e verá seus maravilhosos efeitos na vida e em todas as glórias da criação.

Paramahansa Yogananda🙏

domingo, 19 de janeiro de 2020

#Aula #yôga 🧘‍♀️🙏 #seueuemharmonia 🎉🧘‍♀️💕

Filosofia do Yoga

Prática e filosofia do Yoga ajudam a equilibrar a vida🙏💕

A prática de Yoga é conhecida pela humanidade há milhares de anos. Entretanto, apesar de antigo, é um conhecimento que continua sempre atualizado e aplicável no dia a dia. Isso acontece porque, na verdade, Yoga é muito mais do que apenas uma prática física. Ela ajuda as pessoas a entrarem e permanecerem em contato com a sua própria natureza.

Uma das primeiras definições do que é Yoga foi criada por Patanjili, autor que escreveu sobre o conhecimento do Yoga em seu momento inicial. Ele afirma que a prática serve para aprendermos a nos estabelecer na quietude de nossas mentes, diminuindo as oscilações dos pensamentos e encontrando o equilíbrio nesse espaço de calmaria. A partir disso, nossas ações seriam mais frutíferas e acertadas.
Ele explica, ainda, que quando pensamos em Yoga, naturalmente associamos às posturas (asanas) e exercícios físicos. Mas são alguns dos meios para viver essa tranquilidade, já que o corpo é apenas uma das nossas muitas camadas. É preciso trabalhar de forma integrada o físico, a respiração e a mente e, assim, unir corpo, mente e espírito.

Namastê #seueuemharmonia 🧘‍♀️🙏💕