Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir;, assim escreveu o poeta Fernando Pessoa. Mais do que uma forma de contar histórias, a escrita também pode ser um meio de buscar autoconhecimento e entender sentimentos. Por isso, a expressive writing, ou escrita terapêutica, vem ganhando cada vez mais espaço nos tratamentos emocionais.
A terapia consiste em escrever livremente sobre os sentimentos, sem se preocupar com estrutura do texto, rimas ou regras gramaticais. ;O intuito é de que ela ocorra de maneira natural, sem programar o que será exposto;, explica a psicóloga Kelly Tirelli.
Esse tipo de escrita pode ser usada em momentos de estresse, em que se busca alívio para reorganizar pensamentos e expressar sentimentos. Também tem sido adotada em pessoas com doenças potencialmente estressantes ; pesquisa da Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, comprovou que pacientes com câncer tiveram aceleração na recuperação quando passaram a escrever sobre as emoções relacionadas à enfermidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário